| 19/08/2002 11h26min
Os governos do Brasil e do Uruguai assinarão, na próxima quarta-feira, dia 21, em Montevidéu, acordo que beneficiará cerca de 500 mil brasileiros e uruguaios que vivem na fronteira entre os dois países. O ato de cooperação bilateral permitirá que cidadãos dos dois países tenham direitos iguais, como acesso aos serviços de saúde e educação, além do direito de trabalhar legalmente.
O acordo, segundo o embaixador do Brasil no Uruguai, Francisco Thompson Flores, é um dos principais documentos a serem firmados pelo presidente Fernando Henrique durante visita oficial de dois dias, que começa amanhã ao país vizinho. É também o primeiro neste sentido viabilizado pela diplomacia brasileira com as nações latinas. O acordo vale para brasileiros e uruguaios residentes numa faixa territorial de 50 quilômetros para cada lado da região fronteiriça.
A facilidade de ir e vir, como explicou o embaixador, existia no passado, mas, nos últimos anos, com a exigência de documentos de identificação por causa do aumento da segurança na região, deixou de vigorar, o que prejudicou o livre acesso das pessoas.
– Esse acordo visa a permitir que a fluidez continue, que os uruguaios possam trabalhar do lado brasileiro, que os brasileiros possam trabalhar do lado uruguaio, e que todos tenham assistência social – destacou o embaixador.
Outro ato que será firmado em cerimônia presidida por Fernando Henrique e o presidente uruguaio, Jorge Batlle, envolve a cooperação científica e tecnológica entre os dois países. A chegada de Fernando Henrique ao Uruguai está prevista para às 14h20min desta terça-feira. Viajarão com o presidente dona Ruth Cardoso, o presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), e sua mulher Fairte Tebet. O vice-presidente da República, Marco Maciel, e sua mulher, Ana Maria, além do presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), e do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, também viajarão para Montevidéu, mas em aviões separados.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.